sexta-feira, 30 de março de 2012

VOCÊ SABE O QUE É LOGÍSTICA?





























Por Alex dos Santos | @asralex


magine criar um produto que todo mundo deseja, fazer a propaganda que faça com que todos possam conhecê-lo e desejá-lo e o melhor, com um preço acessível ao seu publico alvo. Mas e se esse produto não chegar ao mercado por que ninguém pensou nos canais de distribuição para que fosse possível a distribuição desse produto?
Imagine agora que em um ano eleitoral um prefeito resolva agilizar as obras de um projeto do governo a fim de entregar casas para mais de trezentas famílias, cujo seu publico alvo seja mães solteiras e idosos que não tem uma moradia própria. Ai ele entrega as casas só que esquece que essas pessoas irão precisar de escolas, unidades de atendimentos médicos, creches e transporte.
O que esses dois casos tem em comum? A resposta é planejamento Logístico. Algumas pessoas acham que Logística são caminhões transportando os mais diversos tipos de produtos para todo o país, quando na realidadeLogística envolve muito mais que isso, ela envolve toda uma cadeia de distribuição e armazenagem e essa ferramenta sempre foi usada nas mais diversas formas. Alexandre o grande foi um dos primeiros a utilizar a Logística nas suas batalhas. Ele viu que não era possível ganhar guerras apenas dando armas aos seus soldados e gritando “avante homens!”; era preciso estudar o território, analisar os possíveis fatores de riscos, as oportunidades e a forma de manter sua tropa sempre com condições de vencer a batalha. Assim, ele usou em seu exercito engenheiros e cientistas.
Passados vários anos, outro homem dentro do mundo das batalhas fez uso da logística para vencer guerras e fazer história. O seu nome era Napoleão Bonaparte. Ele, depois do império romano, foi o que mais conquistou terras que se tem notícia e suas principais armas foram suas táticas logísticas em aproximar o grupo de suprimentos das equipes de combates, reduzindo assim o tempo de abastecimento, alimentação e tratamento dos feridos sem contar nas formas de manter o alimento com boa qualidade por mais tempo como, por exemplo, a conserva. Mas foi somente com a revolução industrial que a Logística ganhou força dentro das empresas, deixando de ser uma ferramenta para se tornar uma estratégia de mercado.
Mas no país do futebol a Logística só foi conhecida efetivamente depois de 1990 junto com a abertura dos portos para importação e exportação. Foi quando as empresas tiveram que se moldar a nova realidade do mercado. Em 1974 um professor da  Fundação Getulio Vargas – FGV, autor brasileiro chamado Reginald Ueze, publicou a primeira obra nacional sobre o tema. Porém, sem alardes e em 1994 chega ao Brasil a obra de Ronald H. Ballouna versão não traduzida e sim em inglês.
Os vários tipos de canais de logística
Mesmo existindo um bom tempo de estudo e a Logística estar presente na vida de todos; as pessoas desconhecem sua importância e como ela é fator importante na formação de preços de um produto, nesse caso, sim, o transporte é fator determinante dentro da Logística, já que nossa estrutura de transporte pode ser considerada arcaica quando comparada com os Estados Unidos, por exemplo. Existem vários tipos de modalidades de transportes como: hidroviária, ferroviária, dutoviário e aeroviária. Dentre todas as opções, a que tem menor custo é o dutoviário, porém, pouco usado pelo fato de transportar apenas gases ou líquidos. Já na outra ponta está o aeroviário como o meio de transporte mais caro e rápido de todos, e no meio fica ferroviário que ainda é considerado mais baixo que o transporte rodoviário. Entretanto, existem poucas malhas ferroviárias em nosso país. Não menos importante, o hidroviário que pode ser considerado transporte feito sob as águas tanto no mar quanto nos rios de água doce.
Para que um produto seja efetivamente produzido e entregue ao seu destino final, ele passa por vários processos e um longo canal de distribuição. Logo, se faz necessário que os profissionais de Logística consigam enxergar o todo, para que visualizem quais problemas poderão acontecer no meio do caminho e tentar eliminá-los. Sem contar que devem pensar nas formas mais baratas de transportar e armazenar quando necessário. Logo fica fácil dizer, sem nenhum medo, que a Logística nada mais é do que um jogo de Xadrez onde você deve saber mexer as peças para que não fique em xeque, pois no processo que o envolve você terá que saber lidar com rainhas e peões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário