Por Alex Santos | @asralex
Entre os maiores sonhos da humanidade com toda
certeza dois itens não poderiam deixar de estar presentes, o primeiro seria
conseguir ler os pensamentos das pessoas, assim poderíamos saber o que elas
pensam e assim saber como chegar até a elas, outro seria uma máquina que tele
transportasse tudo para o lugar que a pessoa desejasse. Isso não passa de
sonho, mas resolveria o problema dos canais de distribuição e marketing, pois
saberíamos o que os clientes desejam e, consequentemente, teríamos uma forma de
transporte mais rápido, seguro e barato, dispensando atravessadores; mas claro
que isso mudaria a vida de muitas pessoas.
Como não máquinas milagrosas, e sim os canais de
distribuição; dentro dos Canais existem
níveis, e esses níveis podem ser uma vantagem competitiva ou o gargalo que faz
com que as empresas percam na hora de oferecer os seus produtos e serviços.
Canal de nível 0: Nesse Canal as
empresas conversam diretamente com o consumidor, excluindo distribuidoras,
atacados ou mesmo varejo. Esse nível de canal é utilizado com o canal de
distribuição, é do tipo híbrido, algumas empresas defendem esse nível de canal
dizendo que assim as empresas ficam mais próximas ao seu cliente, mas claro,
não consideram o alto custo de manutenção, levando em consideração que o mix de
produtos oferecidos tem que ser grande para se manter competitivo arcar com
custos de marketing armazenagem e venda.
Canal de Nível 1: Um grande
distribuidor, que passa a fazer a parte de distribuição e venda, e nesse caso,
pode vender não só como atacado, mas como varejo, pois a fábrica vende o seu
produto e a propriedade passa a ser do distribuidor, que vai escolher os seus
clientes. Uma tendência crescente são os atacarejos que atendem tanto atacado
quando varejo.
Canal de Nível 2: A Indústria repassa
aos seus distribuidores que irão repassar para o varejo exclusivamente, que por
sua vez atende o cliente final, nesse caso os direitos do produto também são
repassados ao distribuidor, mas ele poderá apenas vender para o varejo para que
possa fazer a distribuição, vale salientar que os custeios de promoção de
vendas desse produto também passa a ser responsabilidade do distribuidor, bem
como a do varejista, que como detém a propriedade do produto passa a ter
interesse em vender o mais rápido possível, já que estoque é dinheiro parado.
Canal de Nível 3: O canal é o mais
tradicional de todos, pois envolve distribuidor, representante, varejo e
cliente, sendo assim as responsabilidades de vendas e distribuição (bem como
marketing) é divido pelos membros do canal, o que faz com que esse custo seja
embutido no produto, muitas vezes chega a corresponder a 25% do produto.
Quando
observamos os níveis de canais bem como o tipo de canais, notamos que é sem a
menor sombra de dúvidas um dos setores mais complexos e importantes de se
estudar para não errar na hora de escolher e executar a distribuição, afinal:
“A Vantagem
competitiva de uma empresa pode estar na forma de distribuir, na maneira com
que faz o produto chegar rapidamente á gondola, na qualidade do seu transporte
e na eficiência de entrega de um material a um fabricante” (BERTAGLIA, 2010).
Por Alex Santos | @asralex
Entre os maiores sonhos da humanidade com toda
certeza dois itens não poderiam deixar de estar presentes, o primeiro seria
conseguir ler os pensamentos das pessoas, assim poderíamos saber o que elas
pensam e assim saber como chegar até a elas, outro seria uma máquina que tele
transportasse tudo para o lugar que a pessoa desejasse. Isso não passa de
sonho, mas resolveria o problema dos canais de distribuição e marketing, pois
saberíamos o que os clientes desejam e, consequentemente, teríamos uma forma de
transporte mais rápido, seguro e barato, dispensando atravessadores; mas claro
que isso mudaria a vida de muitas pessoas.
Como não máquinas milagrosas, e sim os canais de
distribuição; dentro dos Canais existem
níveis, e esses níveis podem ser uma vantagem competitiva ou o gargalo que faz
com que as empresas percam na hora de oferecer os seus produtos e serviços.
Canal de nível 0: Nesse Canal as
empresas conversam diretamente com o consumidor, excluindo distribuidoras,
atacados ou mesmo varejo. Esse nível de canal é utilizado com o canal de
distribuição, é do tipo híbrido, algumas empresas defendem esse nível de canal
dizendo que assim as empresas ficam mais próximas ao seu cliente, mas claro,
não consideram o alto custo de manutenção, levando em consideração que o mix de
produtos oferecidos tem que ser grande para se manter competitivo arcar com
custos de marketing armazenagem e venda.
Canal de Nível 1: Um grande
distribuidor, que passa a fazer a parte de distribuição e venda, e nesse caso,
pode vender não só como atacado, mas como varejo, pois a fábrica vende o seu
produto e a propriedade passa a ser do distribuidor, que vai escolher os seus
clientes. Uma tendência crescente são os atacarejos que atendem tanto atacado
quando varejo.
Canal de Nível 2: A Indústria repassa
aos seus distribuidores que irão repassar para o varejo exclusivamente, que por
sua vez atende o cliente final, nesse caso os direitos do produto também são
repassados ao distribuidor, mas ele poderá apenas vender para o varejo para que
possa fazer a distribuição, vale salientar que os custeios de promoção de
vendas desse produto também passa a ser responsabilidade do distribuidor, bem
como a do varejista, que como detém a propriedade do produto passa a ter
interesse em vender o mais rápido possível, já que estoque é dinheiro parado.
Canal de Nível 3: O canal é o mais
tradicional de todos, pois envolve distribuidor, representante, varejo e
cliente, sendo assim as responsabilidades de vendas e distribuição (bem como
marketing) é divido pelos membros do canal, o que faz com que esse custo seja
embutido no produto, muitas vezes chega a corresponder a 25% do produto.
Quando
observamos os níveis de canais bem como o tipo de canais, notamos que é sem a
menor sombra de dúvidas um dos setores mais complexos e importantes de se
estudar para não errar na hora de escolher e executar a distribuição, afinal:
“A Vantagem
competitiva de uma empresa pode estar na forma de distribuir, na maneira com
que faz o produto chegar rapidamente á gondola, na qualidade do seu transporte
e na eficiência de entrega de um material a um fabricante” (BERTAGLIA, 2010).
Não entendi nada
ResponderExcluirO que você não entendeu?
ExcluirMuito bom...
ResponderExcluirMto bom. Se tivesse alguns exemplos ficariam mais faceis de entender mas esta otimo.
ResponderExcluirAndreza, Caso tenha duvidas fico feliz em responder ou dar exemplos, meu contato é asr.alex@gmail.com
ExcluirMe ajudem por favor!!! Quando uma empresa vende seus produtos ao varejo para ficar a disposição do consumidor final... qual o nível???
ResponderExcluirOi Gí nesse caso ele só tem um nível, no caso a indústria vende para o varejo e o Varejo vende para o cliente final, para seu melhor entendimento imagine que dentro dos níveis de canais sempre vão existir dois personagens primeiro a industria e segundo o cliente, quem estiver no meio desses caras representam os níveis, como no caso do varejo é o unido automaticamente passa a ser um nível.
ExcluirPode uma empresa ter mais do que um canal de distribuição?
ResponderExcluirOi Bruna, Claro pode sim, vamos lá a empresa AVON pode ser um bom exemplo, pois ela sempre trabalho como nível zero, mas com passar do tempo ela viu que era interessante ter uma loja física e com isso ela passou a ter alguns franqueados, que são lojas a AVON assim como tem dos seus concorrentes o Boticário e Natura, inclusive o Boticário que sempre vendeu via franquia (nivel 01) passou a vender a nível zero utilizando-se de catalogo para venda dos seus produtos.
ExcluirQual o nível se encontra o Submarino ??
ExcluirQuais seriam as vantagens e desvantagens de cada canal?
ResponderExcluirTenho a mesma questão: quais são as desvantagens de cada canal?
ResponderExcluirQual seria o canal de distribuição de uma empresa de cama box de madeira?
ResponderExcluirQual o nível do Submarino ??
ResponderExcluirEstou tão feliz hoje porque Deus fez isso por mim depois de passar por momentos difíceis com outros emprestadores e nada funciona, eu estava prestes a perder minha fé e esperança, mas ainda tenho que me manter forte e perseguir o que estou procurando. Estou feliz hoje porque Deus me dirigiu à melhor empresa de empréstimo e não me arrependi de nada depois de entrar em contato com eles e meu desejo de coração foi concedido e me foi dada a quantia solicitada (300.000,00 USD), o dinheiro foi pago em minha conta após duas semanas de conversa com a empresa e eles não me estressaram ou me deram nenhuma dor de cabeça para conseguir este empréstimo deles, outros membros de minha família e amigos que eu dirigi a eles também conseguiram seu empréstimo, eu adoraria que você entrasse em contato com 247officedept@gmail.com / whatsapp +1-989-394-3740. . e conseguir seu empréstimo rapidamente e isto é seguro e rápido, você que tem esperança, fé e tudo o que tem apenas em nome da obtenção de um empréstimo e nada funciona, aposto que se você tentar este homem chamado Benjamin , você nunca se arrependerá de nada e seu pedido de empréstimo será aprovado e será pago diretamente em sua conta bancária, então apresse-se agora e contate a resposta rápida no WhatsApp +1-989-394-3740. peça qualquer tipo de empréstimo, e ele será concedido a você. Desejo-lhe o melhor.
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